quinta-feira, 21 de julho de 2016

Casa da Esperança de Santos
completa 59 anos de fundação

Comemoração dá início à programação para o Ano Jubilar em 2017

A Casa da Esperança de Santos completa 59 anos de fundação no dia 24 de julho. Para festejar a diretoria da Instituição realiza um café da manhã para funcionários e voluntários no dia 26. A programação do Ano Jubilar terá início no dia 29 de julho com o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação da sede, bem como a apresentação da Orquestra e Coral Mário Tirolli.

Entre as atividades planejadas para os 60 anos está previsto o lançamento de um livro que contará a história da Instituição, escrito pela jornalista Vera Leon, além de exposição de fotografias e um Seminário.

No dia 20 o Rotary Club de Santos homenageou a Casa da Esperança com a transferência da reunião almoço para a sede da Instituição. Na ocasião além dos associados compareceram também autoridades, como o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa e o deputado federal João Paulo Tavares Papa .

Criada pelo médico Samuel Augusto Leão de Moura com o apoio do Rotary Club de Santos, a Casa da Esperança de Santos, que é presidida pelo engenheiro Roberto Luiz Barroso, atua na reabilitação física, intelectual e/ou sensorial de crianças e adolescentes de zero a 18 anos de toda a Baixada Santista, Litoral Norte e Sul do Estado. Atualmente atende 280 pacientes com variadas patologias.  A maioria (58,24%) portadora de paralisia cerebral. Todo o tratamento é gratuito. Os recursos para esse trabalho são provenientes dos setores governamentais, operacionais e predominantemente comunitários, por intermédio de associados, padrinhos, promoções beneficentes, Tele Doações e Nota Fiscal Paulista.

Apoio à Família

Além do tratamento das crianças/adolescentes, a Instituição também atua no apoio às famílias possibilitando, por intermédio do Núcleo de Promoção de Mães D. Vanjú aulas de artesanato, culinária, panificação e informática oferecidas aos cuidadores durante o período das terapias dos pacientes.  As aulas, que contribuem para o fortalecimento familiar e possibilitam geração de renda, também se tornaram momentos de descontração, alegria e troca de vivência.

Toda a produção artesanal é comercializada por intermédio da Feirinha da Esperança (loja instalada no térreo da Casa), bazares e os produtos de panificação e confeitaria por intermédio da Cafeteria Sabor de Esperança (também instalada na Casa) e encomendas, revertendo parte da renda para os cuidadores participantes dos cursos.

Na monitoria dos cursos de artesanato, apoio às atividades da brinquedoteca, triagem de doações, realização de bazares, recolhimentos das Notas Fiscais Paulista, entre outras ações, a Casa da Esperança de Santos conta com o trabalho voluntário de mais de 50 pessoas. Além disso, existe o Grupo Fadinhas, que se reúne uma vez por semana para a produção de peças artesanais que são vendidas em Bazar realizado anualmente na Casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário